Elegância sobre o rio

A 29 de março de 1998, dois meses antes da abertura da Expo’98, foi inaugurada a então maior ponte da Europa: a Ponte Vasco da Gama, com 17,2 Km no total, dos quais 12,3 Km são em tabuleiros suspensos. Uma das maiores obras públicas realizadas em Portugal, começou a ser edificada em julho de 1995, depois de quase três anos de planeamento. Nessa fase 25 técnicos de quatro empresas criaram mais de 9.000 desenhos da ponte, planeada até ao mais ínfimo pormenor.

Ao ligar Sacavém ao Montijo por cima do Mar da Palha, esta obra esteve envolvida em polémica devido ao impacto ambiental que teria no habitat de várias espécies, algumas protegidas. Foram tomadas várias medidas, entre as quais barreiras acústicas e monitorização do comportamento dos animais.

Distinguida com o Prémio da Bienal Ibero-Americana de Arquitetura e engenharia em 2000, a Ponte Vasco da Gama surpreende pela beleza e proximidade ao rio, a uma altura mínima de oito metros. O troço mais marcante é o do tabuleiro suspenso por tirantes. Quanto ao traçado curvo da ponte, assim desenhado para atravessar os possíveis trajetos de grandes embarcações torna a ponte ainda mais atrativa, oferecendo uma panorâmica para quem a atravessa, mas também para quem a contempla.

Anterior

Homem-Sol

Seguinte

Torre da Refinaria

Veja também